segunda-feira, 29 de março de 2010

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

Título do livro:
O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ


Autor(a):
Jorge Amado

Editora:
Cia das Letrinhas

Ano do ciclo:
6º ano
 
Tempo previsto:
1 mês:
 
Sinopse:


O autor, ao escrever uma história de presente para seu filho na data de seu aniversário, acaba presenteando-nos com uma obra primorosa: O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ!
Quem poderia imaginar que um gato bravo e mal humorado se apaixonaria por uma doce andorinha...
O livro retrata um amor impossível que aflora justamente na época da primavera e como não poderia deixar de ser, no inverno, época em que tudo esfria inclusive o amor entre a andorinha e o gato.
Jorge Amado, conhecido por sua capacidade de envolver leitores, nos surpreende mais uma vez com uma história de amor que se eterniza ao possibilitar a reflexão sobre nossas próprias histórias.

Expectativas de aprendizagem:


• Inferir, a partir de elementos presentes no próprio texto, o uso de palavras ou expressões de sentido figurado.
• Estabelecer a relação entre o título e o corpo do texto ou entre as imagens (fotos, ilustrações) e o corpo do texto.
• Localizar palavras e expressões que marcam a progressão do tempo e as que estabelecem as relações de causalidade entre os acontecimentos relatados para compreender alguns de seus usos.


Materiais necessários:


Amado, Jorge.O gato malhado e a andorinha Sinhá.3ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010. 113p.

Adaptação de Romeu e Julieta em Quadrinhos feita por Mauricio de Souza Disponível em: www.monica.com.br/comics-juli/apresent.htm Acesso em 28/03/010

WILDE, Oscar. A rosa e o rouxinol. Disponível em; www.releituras.com/owilde_rouxinol.asp Acesso em 28/03/010


Bibliografia para o professor



GOLDISTEIN, Norma S.(org.)A literatura de Jorge Amado- Orientações para o trabalho em sala de aula. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, 93p.(Caderno de Leituras)

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; PIETRO, Jean-François de. Relato de Elaboração de uma Sequência: Debate público. In:

_________________________________. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p.247-275.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:


ANTES DA LEITURA
1.Apresente aos alunos a imagem a seguir:


 



 
 
Questione a respeito dos personagens:


O que pássaro faz no chão? Que pássaro é esse? Sabem como é esse pássaro?

(Informar que se trata de uma andorinha. Encontrada em todos os parques, bairros e áreas verdes da cidade
Frequentemente o mesmo ninho é usado durante anos seguidos. Possui hábitos migratórios, congregando-se às centenas nesses períodos e, sobretudo, antes de dormir. Se alimenta de inseto. No inverno, as andorinhas abandonam os locais frios, migram para locais mais amenos e no final do inverno voltam em bandos barulhentos à sua região natal. Este retorno anuncia que a primavera está chegando.)
Qual é o outro personagem? Por que o gato é malhado? O que vai acontecer com a andorinha?


2.Apresentar a capa do livro e levantar as expectativas das crianças a respeito da história:


• De que trata a história?

• O que poderia acontecer entre um gato e uma andorinha?

• Alguém conhece o autor do livro?
 

3.Peça que imaginem o que Jorge Amado poderia querer dizer ao juntar numa mesma história um gato e uma andorinha. Anote suas respostas e hipóteses para durante a leitura a serem retomadas e até alteradas.
 
4.Informe que as ilustrações do livro foram feitas por Carybé, lendo a pequena biografia do ilustrador. Chamar a atenção para o fato de que ele tem obras espalhadas pelo mundo e em 1955 foi eleito o melhor desenhista nacional na III Bienal de SP. Carybé tem sua origem a partir do nome de um peixe de água doce desde a infância .

5. Informar os alunos a respeito do autor, situando suas principais obras até as que foram objeto de adaptação para as telenovelas.

6.Informar aos alunos que se trata de uma história que o pai(Jorge Amado) escreveu para seu filho para dar-lhe de presente em seu primeiro aniversário.Leia trechos do posfácio escrito por João Jorge, filho do autor.

7- Questionar os alunos a respeito de histórias em que os personagens oponentes sejam animais. Finalizar, questionando se nessa história teremos animais eternamente inimigos.



DURANTE A LEITURA


1.Organize a leitura em capítulos de forma que as crianças sejam instigadas para inferir os acontecimentos da próxima sequência de fatos da história. Durante a leitura dos capítulos proponha que os alunos retomem à lista de hipóteses criadas antes da leitura e sugira que verifiquem se elas se confirmam ou não. Aproveite a oportunidade para que eles criem novas hipóteses.

2.Estimule os alunos a observarem a correlação entre o texto e as ilustrações.Sugira que os alunos criem imagens mentais a respeito dos personagens e peça que confronte-nas com as ilustrações .



3. Promova a observação dos recursos utilizados pelo autor como:

• A construção do enredo apoiado nas estações do ano.

• A personificação dos personagens para evidenciar características humanas

• Listar as expressões que evidenciam as características psicológicas do gato e da andorinha para identificar quais delas eram aceitas ou não por outros personagens e porque.


4. Realizar atividades de revisão de texto bem escrito identificando os recursos utilizados por Jorge Amado e os sentidos produzidos. Exemplos:


• “[...]Em torno era primavera, o sonho de um poeta[...]”(p.43)

• “[...]A manhã vem chegando devagar, sonolenta[...]” (p.17)

• “[...]Com um beijo, a manhã apaga cada estrela[...]”(p.17)

5. Proponha conversas a respeito dos trechos lidos de forma que as crianças possam explicitar suas impressões a respeito da leitura. É importante deixar claro que não existem respostas certas, porém os argumentos devem ser sustentados por trechos do texto.



6. Após a leitura dos capítulos proponha que os alunos discutam a respeito de questões como:

• Por que ninguém podia imaginar que o gato malhado pudesse entoar canções românticas e sentimentais?

• Por que a família da andorinha não aceitava a relação dela com o gato?

• Podemos dizer que o amor pela andorinha mudou o gato malhado? Por quê?

• Ao final da história, o autor escolhe uma noite sem estrelas para retratar justamente a festa de casamento da andorinha. Por que ele descreve um dia de festa num ambiente tão triste?



DEPOIS DA LEITURA
1. Organize um espaço para que os alunos tragam outros contos que abordem essa temática. Proponha rodas de indicação literária.

2. Proponha a leitura do conto escrito por Oscar Wilde : A rosa e o rouxinol e peça que os alunos estabeleçam relações entre os contos identificando diferenças e semelhanças.

3. Sugira a leitura da adaptação feita por Mauricio de Souza para Romeu e Julieta, disponível na internet. Proponha que as crianças identifiquem os traços de humor e romance, ao mesmo tempo. Proponha uma pesquisa a respeito da história original. Os alunos deverão identificar a trama da história e compará-la com a adaptação de Maurício de Souza e o texto produzido por Jorge Amado.

4. Organize debates, onde os alunos possam pensar um pouco sobre a temática: “O amor entre os opostos”. Lembre-se de levantar com os alunos as características de um debate e que este debate é sobre opiniões de tema controverso o que exigirá deles a capacidade de argumentação não apoiada em fatos explicitamente. Os alunos deverão compreender que em situações debate existe a necessidade de ouvir com atenção a fala do colega, identificando as bases argumentativas para contrapô-las.

5. Releia o trecho:

“Quando passou em frente à casa da festa, viu os noivos que saíam. A andorinha também o viu e adivinhou o rumo de seus passos. Qualquer coisa rolou então dos céus sobre a pétala que o gato levava na mão. Sobre o vermelho de sangue da pétala de rosa brilhou a luz da lágrima da andorinha Sinhá.”

Após a leitura, rememore com os alunos a intenção do gato até que eles se lembrem que o gato pretendia acabar com a própria vida. Em seguida, peça que escrevam uma carta em nome da andorinha tentando dissuadi-lo de sua decisão.




Um comentário:

  1. Sebastião,
    finalmente, habemus blog!!!
    Achei interessante a análise da imagem como ponto de partida para gerar expectativas em relação ao conteúdo do texto, mas a pesquisa a respeito do artista poderia ser deslocada para o final. Penso que poderíamos perder a motivação para a leitura suscitada anteriormente.
    Reveja o uso de "revisão de textos bem escritos": prefiro "apreciação de textos bem escritos".
    Há muitas atividades, não acha?
    Os textos de temática semelhante que você sugere não precisam ser analisados.
    Beijos,
    Mazé

    ResponderExcluir