quarta-feira, 24 de março de 2010

Atividade: Elaboração de itens a partir dos cinco processos básicos associados à compreensão do texto avaliados pelo PISA



1. Processo 01: Formação de uma compreensão ampla e geral

A idéia principal da reportagem é informar a respeito:


(A) do limite máximo de velocidade alcançado pelas galinhas.

(B) do caos enfrentado pelos motoristas paulistas que não conseguem, no período da tarde, desenvolver a velocidade acima dos 14km/h, velocidade inferior à desenvolvida pelas galinhas.

(C) da quantidade de vagas para estacionamento nas vias públicas.

(D) do volume de chuva na cidade de São Paulo.



2. Processo 02: Recuperação da informação
Segundo o jornalista, a principal causa para a situação atual do trânsito é :


(A) o aumento da frota de veículos que aumentou numa velocidade de quase mil veículos por dia.

(B) o aumento excessivo do volume de chuvas.

(C) a ineficácia do controle de acesso de caminhões ao município de São Paulo.

(D) as interdições nas principais avenidas de São Paulo.



3 Processo 03: Desenvolvimento de uma interpretação:

No trecho “Os resultados foram verificados mesmo após medidas mais severas e polêmicas de limitação ao tráfego de veículos em São Paulo de dois anos para cá.” A expressão em negrito utilizada pelo autor quer dizer que:

(A) os resultados foram positivos.

(B) há uma contradição, pois as medidas não conseguiram conter a diminuição de fluidez do trânsito apesar das intervenções.

(C) a situação foi modificada.

(D) As mesmas medidas foram tomadas.



4 Processo 04: Reflexão e avaliação do contexto do texto:

A reportagem foi retirada do caderno da Folha de São Paulo com nome “COTIDIANO”. A

partir do título desse caderno e da reportagem podemos dizer que ele aborda:



(A) temas relacionados à política.

(B) situação econômica do país.

(C) temas do cotidiano.

(D) notícias sobre esportes.



5-Processo 05: Reflexão e/ou avaliação da forma do texto:


A reportagem retrata a contradição entre a realidade e os parâmetros usados pela CET para aferir a fluidez. Assinale o trecho do texto que exemplifica os argumentos usados pelo autor:

(A) “A CET defende a eficácia das restrições aos caminhões e aos fretados e relativiza os dados que mostram que os veículos passaram a andar mais devagar”.

(B) “A CET exalta os resultados de outro parâmetro...”

(C) “Os números de redução da velocidade na capital constam no Relatório de Atividades Operacionais...”

(D) “A velocidade média do trânsito na cidade de São caiu no ano passado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário